sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Iniciados e Sopradores: Antecedentes Arcanos

Iniciados e Sopradores

Antecedentes Arcanos

O “RPG de fantasia medieval mais famoso de todos” em sua mais recente encarnação popularizou o conceito de antecedentes, um histórico prévio que concede certos benefícios ao personagem, como perícias extras, bens, benefícios mecânicos e, o mais interessante, perguntas que auxiliam na construção do personagem, fundeando seu background.


Antecedentes não são um ponto obrigatório, mas enriquecem a história do personagem. Cada antecedente é acompanhado com algumas perguntas que podem auxiliar na criação da visão de mundo – e do histórico – de seu personagem.

Antecedentes e Honra
Nesta abordagem sobre antecedentes, lançaremos mão das regras de honra apresentadas neste link para fazer uso das habilidades deste antecedente.

O mestre deve arbitrar com veemência a utilização destes benefícios: eles devem ser precedi-dos e seguidos por interpretação à altura e, normalmente, pode ser utilizada apenas uma vez ao dia. O abuso destes favores DEVE resultar em perda de pontos de honra, principalmente quando o pedido é muito abusivo ou quando o personagem lesa aqueles que lhe fazem um favor, gerando revolta, rancor, insatisfação ou mesmo ações agressivas da parte lesada.

Ao escolher um antecedente, o personagem deve também selecionar uma profissão, algo que o define mais intimamente. Aqui serão apresentadas uma opção de Antecedente e seis de profissões.

Antecedente
Arcanos

Estudiosos das artes místicas, Arcanos dedicam suas vidas à magia e a seus segredos. Você pode ser membro de uma ordem, um arcano solitário ou um curioso sobre a arte, mas o poder arcano é sua ferramenta, e você não se importa em usá-la.

Dinheiro inicial: 10 pp;
Idiomas: Um à escolha;
Equipamento: Robes de sua ordem (caso pertença a uma), kit de escrita (tinta, caneta, afiador de pena e pergaminhos), um livro emprestado.

Benefícios
Um arcano pode utilizar pontos de honra para

Honra 1: Bom preço: Arcanos podem receber até 15% de desconto em objetos e componentes mágicos;
Honra 2: Conhecimento à mão: Há grandes chances de um arcano saber informações sobre determinados assuntos, como lendas, histórias ou fórmulas. O mestre define a relevância deste conhecimento, mas ele sempre deve ser algo minimamente útil;
Honra 3: Acesso à Biblioteca Arcana: Você tem acesso livre à maior parte das bibliotecas de sua ordem. Apesar de algumas informações serem preciosas ou secretas, você tem uma boa idéia sobre como lidar com a burocracia. Adicionalmente você recebe tratamento preferencial em outras bibliotecas arcanas e com outros arcanos.

Profissões
Alquimistas
Estudiosos da astrologia, astronomia, filosofia, matemática e outras ciências, os alquimistas buscam através de fórmulas e estudos a compreensão do todo. Como você chegou a este caminho? O que busca? Qual mistério o encanta?

Membro de Ordem
Você é o membro de uma sociedade secreta cuja existência se dá apenas por boatos. As crenças de sua ordem podem ou não ser justas e corretas, mas você se dedica a ela com afinco. O que o levou a ingressar na Ordem? Você acredita em seus ideais ou costuma refutá-los? A Ordem já lhe obrigou a atos impróprios?

Mercenário Arcano
Você e alguns de seus companheiros são arcanos de aluguel, oferecendo seus serviços a quem pagar mais. Talvez você seja um arcano de guerra, arquiteto mágico ou um conselheiro itinerante, ma sabe que seus serviços são únicos e podem render um bom dinheiro. O que o levou a esta vida? Como outros arcanos o vêem? Qual sua maior ambição?

Rastreador Arcano
Você está na trilha de algo maravilhoso. Pode ser uma manifestação que aparece apenas na lua cheia ou num eclipse, um animal deformado por magia que assola o mundo vindo de outro plano, uma criança demoníaca que monta em uma serpente albina através dos sonhos de suas vitimas infelizes. Você empenhou-se nesta caçada, sabendo muito bem que a natureza de sua presa pode levá-lo a cruzar o mundo e talvez até além. Qual a natureza de seu alvo? Qual a importância de seu alvo para você? O que fará após concluir sua missão?

Refugiado Arcano
Sua vida foi destruída pela magia, e desde aquele dia você se tornou obcecado por controlar e entender forças arcanas. Você ainda se sente temeroso e desconfiado da magia, mas deseja colocar estas forças à seus pés, compreende-la e impedir que outras vidas sejam destruídas, como a sua foi. Qual a natureza do desastre que culminou em sua escolha? Como você trata outros usuários de magia? A magia é uma ferramenta ou uma arma?

Sentinela Arcano
Você foi escolhido para guardar um segredo, conhecimento ou artefato arcano. Poucas pessoas sabem da natureza dês sua missão e você pode passar toda sua vida sem que ela seja revelada, mas aqueles que sabem dele podem procura-lo em busca de informações, para roubá-lo e bandos de peregrinos podem bater a sua porta em busca de conhecimento. Qual a natureza deste segredo? Ele é perigoso para você ou às pessoas que ama? Quantas pessoas sabem deste segredo?

Espero que gostem.

Não deixem de comentar, sua opinião é deveras importante!

Abraços fraternos.

Templário de Thiro (casadoalquimista@gmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário