segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Destilando Conceitos: Honra


Há coisas mais fortes no mundo que as riquezas que pode carregar em seus bolsos, o medo que infringem no campo de batalha ou as terras que conquista. Ela é a força que mantém toda conquista de um homem e ao mesmo tempo, aquilo que o prende a juramentos que podem destruí-lo. Esta força é a honra. 

A honra é um sub-atributo que assim como os Pontos de Vida não é um valor fixo e pode variar entre valores positivos e negativos, então, um guerreiro pode iniciar uma aventura com honra +5 e, por conseqüências de seus atos, terminar esta mesma aventura com honra -2, mas ao contrário dos PV’s ele só pode ser recuperado pelas ações do personagem.

Benefícios da Honra
Os pontos de honra podem ser utilizados pelo personagem de diversas formas, mas o forjador de mundos deve definir se esta utilização pode ou não ter efeitos em âmbito de combate. Como uma medida social, é aconselhável que os pontos de honra só sejam utilizados para benefícios sociais. As utilizações mais comuns são:

·Utilizar benefícios de Antecedentes: Antecedentes concedem alguns benefícios que só podem ser utilizados mediante ao pagamento de pontos de honra. Estes benefícios refletem a confiança que outras pessoas tem em sua profissão ou em seus conhecimentos;
·Angariar servos ou seguidores: O valor máximo de honra de um personagem pode definir quantos servos ou seguidores ele pode recrutar ou manter. Se você utiliza as regras do e-book Servos e Seguidores (aqui) considere que um personagem pode possuir um número de servos ou seguidores com Qualidade que não ultrapasse seu valor total de Honra;
·Convocar reforços: Um personagem pode, com um teste de Carisma bem sucedido e uma interpretação digna do feito, convocar um número de NPC’s igual a seu valor de honra como reforço. Esta ação só pode ser feita em momentos de descanso – onde aventureiros serão arregimentados.

Ganhando e perdendo hora

Todo personagem recém criado possui um valor base de honra que é determinado por sua classe, raça e condição social (tabela Honra 1) assim como as atitudes do personagem fazem com que ele receba ou perca honra (tabela Honra 2):

A Honra inicial de um personagem não pode ser maior do que +3 ou inferior à -3, e não pode ser superior à +10 ou inferior à -10 durante uma campanha.

Dados de Honra
Como uma opção, um personagem pode “converter” 1 ponto de honra em um dado para auxiliar em uma jogada.

Novamente a utilização dos dados de honra deve ser aprovada e arbitrada pelo mestre e deve ser um benefício compensatório da interpretação do jogador, assim, um jogador que interpreta um clérigo ou guerreiro como realmente se deve interpretar pode adicionar um dado a uma jogada crítica, digamos, ao desferir um golpe contra um inimigo poderoso, expulsar mortos vivos ou curar doentes, resistir às tentações conjurar uma magia especialmente poderosa...

Uma vez por rodada, o mestre pode permitir que 1 ponto de honra seja convertido em 1d6 que pode ser adicionado à uma jogada qualquer. Aconselha-se que nenhum personagem possa utilizar mais do que 2 dados de honra por sessão.

Modificando o destino
Outra opção possível é utilizar 1 ponto de honra para “alterar o destino”. Assim como os Dados de Honra, esta alteração do destino deve ser uma recompensa pela interpretação, e não mais uma ferramenta banal.

Alguns benefícios possíveis são:
·Repetir uma jogada falha;
·Rolar 2d20 e ficar com o melhor resultado;
·Fazer com que um oponente role 2d20 em uma jogada e fique com o pior resultado.

Honra -1
Um personagem que chegue a 0 pontos de honra com benefícios (seja por dados de honra, modificando o destino ou angariando servos) não pode mais utilizar seus benefícios até que seus pontos de honra sejam recuperados. Neste caso, eles são recobrados numa taxa de 1 ponto por dia. O mestre porém, pode permitir que um personagem utilize mais pontos de honra do que possui, recebendo honra negativa a cada benefício. Isto representaria um ato de covardia, abuso de boa vontade de mortais ou deuses, excesso de pedidos razoáveis... neste caso, a taxa de recuperação continua a mesma, mas o personagem perde 1 ponto permanente de honra.

Honra e Fama
Outra característica que acompanha a honra é a fama. Um personagem honrado sempre carregará consigo a fama de seus atos. Da mesma forma, um personagem desonrado também carrega consigo a infâmia de seus atos.

Sempre que um personagem chegar a uma cidade, há uma chance de 10% por ponto de honra (positivo ou negativo) de ser reconhecido por um NPC. Isto pode conceder a um personagem alguns benefícios – como mimos de uma rapariga, descontos em lojas e tabernas, chegando mesmo ao ponto de ter sua atenção disputadas por armeiros e ferreiros que desejam a imagem de um herói honrado associado a de seus produtos – ou malefícios – heróis de pouca honra podem ter dificuldade em arranjar contratos, mecenas, podem ser importunados pela milícia ou chamar atenção desnecessária.

Mas o mestre não deve limitar eventos bons ou ruins à honra baixa ou alta: um personagem de honra baixa pode ser procurado por NPCs abastados para serviços sujos, ter contato com guildas do submundo, se respeitado por bandidos, assim como personagens de alta honra podem ficar presos à ajudar estranhos em qualquer besteira de desejem, ou chamar atenção de inimigos atrás da própria honra, atrair seguidores desnecessários... Há males que vem para bem, mas a maioria vem para o mal mesmo, lembre-se disso.

Honra entre vilões
Uma questão delicada é a honra entre vilões. Verdadeiros vilões não possuem honra, ou pelo menos é o que a literatura e a filmografia nos fazem acreditar, mas até mesmo o mais vil dos vilões (ahn, ahn, vil, vilão... Sacaram?) deve prezar por alguns de seus generais ou evitar matar mensageiros e capangas de menor poder pelo simples prazer de vilania desenfreada.

Um vilão completamente desonrado é aceitável como antagonista para os heróis, mas dificilmente manterá um exército coeso.  O mestre pode considerar que a honra para vilões sempre será negativa, concedendo a eles os mesmos benefícios de alta honra, mas com monstros e outros adversários dos personagens jogadores.
_________________________________________________________________

Espero que tenham gostado!

Não deixem de comentar, seu feedback é muito importante.

Abraços Fraternos,

Templário de Thiro (casadoalquimista@gmail.com)

2 comentários:

  1. Show! Curte muito essas regras. Pena que minha mesa só tem desonrados! O povo sem coração.

    Franz Andrade

    ResponderExcluir